quinta-feira, 24 de outubro de 2019


MPT na Escola realizou premiação de concurso cultural em 10/10






O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) realizou em 10 de outubro a cerimônia de premiação do MPT na Escola RS 2019, contemplando alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental gaúcho autores dos melhores trabalhos artístico-culturais elaborados ao longo do projeto em 2019. A cerimônia aconteceu no auditório do Ministério Público Estadual, na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80, a partir das 14h.
Mais de 180 trabalhos, de 451 alunos, de 37 municípios gaúchos, participaram da etapa estadual do prêmio, que chegou ao seu terceiro ano no Estado. Foram premiadas as escolas dos três melhores trabalhos de cada categoria (conto, música, poesia, desenho e curta-metragem). A escolha foi feita entre trabalhos selecionados previamente pelos Municípios que participam do projeto.
As escolas EMEF Mario Quintana, no bairro Restinga, e EMEF Marcírio Goulart Loureiro, bairro Aparício Borges, foram agraciadas, com a premiação da etapa estadual do concurso cultural MPT na Escola, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).  
Pelo terceiro ano consecutivo, a Mario Quintana representará Porto Alegre na etapa nacional do concurso. A escola venceu na categoria curta-metragem para alunos do 6º e 7º anos, com o vídeo “Vida de Aprendiz”, produzido pelos alunos Barbara Krysti, Ellen Rodrigues Moraes, Kamilly Vitória Luna da Silva, Maicon Dutra Portela Júnior, Mara Raquel dos Santos de Oliveira e Thaise Emanuela da Fonseca Trindade. A peça mostrou que as vagas de aprendizagem reservadas pelas empresas aos adolescentes por meio da lei do Jovem Aprendiz podem ser uma opção para aqueles que precisam ajudar suas famílias sem abandonar a escolarização.
Também foi a primeira colocada na categoria desenho 6º e 7º anos, com a ilustração “Aprendizagem Profissional: uma chance para todos”, de Weslley Porcela da Silva, e ficou em segundo lugar na categoria conto, com o título “Acredite nos seus Sonhos”, escrito por Nicolas Rafael de Almeida Tavares. A Marcírio Goulart conquistou o segundo lugar na categoria desenho 4º e 5º anos, com o título “Trabalho Infantil é Crime”, da aluna Giovanna Gomes Paqualin.
Os trabalhos são resultado de atividades em sala de aula sobre o combate ao trabalho infantil e materializam uma importante ação prevencionista sobre esse importante tema social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário